domingo, 25 de outubro de 2009

Uma característica marcante de Marabá

As enchentes

O núcleo pioneiro de Marabá – a Velha Marabá, instalou-se na confluência dos rios Tocantins e Itacaúnas, área alegável a cada período chuvoso, o chamado inverno. A velha Marabá recebe ainda as águas da grota Criminosa que corta a Nova marabá e contribui para a formação da área alagada denominada varjão.
Desde os primeiros anos de instalação marabá foi afetada pelas as cheias dos rios que cercam: assim nos anos de 1926, 1947, 1957 e 1968, ocorreram enchentes lembradas até hoje pela população.
As que atingem marabá, embora não sejam violentas como em outras regiões (pois aqui os rios sobem lentamente, dando tempo a saída das pessoas). Causa vários transtornos e prejuízos, a mais afetada como sempre é a população pobre, que durante 3 ou 4 meses ficam em abrigos improvisados, perdendo muitas vezes seus meios de sobrevivência: os pescadores, carregadores e lavadeiras por exemplo, distanciam-se de seus locais de trabalho e não encontram meios de se manter.
Escola tem seu período letivo prejudicado, as casas ficam cobertas pela a água durante meses se estragam, nos quintais não é possível plantar coisa alguma, pois a cada ano a enchente destrói tudo.
A década de 70 sofreu diversas enchentes, o rio “tomou” a cidade em 1974, 1978 e 1979, sempre causando prejuízos ao comércio e a população em geral.
A enchente mais famosa foi a de 1980, considerada a maior da história de Marabá, o rio Tocantins passou do nível de 1.20m o mínimo que atinge no verão para 17.42m, ou seja, o nível subiu 16.22m.
Sabe-se que, quando a cota atinge os 12 metros, as partes mais baixas da cidade são atingidas pelas as águas.
A cheia de 1980 cobriu toda a cidade, atingindo a altura do teto do pavimento inferior do palacete Augusto Dias (Assembléia Legislativa, na praça Duque de Caxias).
Após cada enchente, as autoridades discutem sobre a necessidade de desativar a Velha Marabá. Porém sua importância econômica e tradição do centro histórico da cidade impedem que essa idéia ganhe corpo.

Pesquisa dos alunos: Luana, Sabrina, Mikelly e Eljakton - 6º ano D

12 comentários:

  1. Eu sou Pedro Augusto e moro em marabá, sei bem o que é a enchente,eu fui pegado por ela. Eu e monha mãe moramos em um local afetado pela enchente. Esse ano quando a gente estava dormindo a água entrou na nossa casa de repente entrou junto com a água uma cobra, nossa sorte e que eu acordei e vi a cobra. Sempre é assim o inverno chega e a gente sai.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da palestra do João Brasil, eu estava no auditório da escola e aprendi muito sobre as histórias de Marabá. Ele é um senhor muito inteligente e carinhoso com as crianças.
    Felipe

    ResponderExcluir
  3. O nosso rio Tocantins e um rio muito lindo e muito amado pelas pessoas de Marabá e de outro cidades que gosto das praias no verão, mas o tempo de inverno e uma loucura para algumas pessoas eu também passei por isso mas me mudei. A encete e um sufoco.
    Sarah

    ResponderExcluir
  4. É importante dizer que falta um certo planejamento por parte das autoridades no que se refere a questão da Velha Marabá, por ser o núcleo pioneiro, onde uma boa parte dos pioneiros vivem é muito difícil para as famílias tradicionais mudarem suas moradias.É preciso que seja feito uma reoorganização do espaço da velha Marabá.Para isso, se faz necessário que o poder público abrace essa causa.Ess escola está de parabéns por trabalhar um tema real, que faz parte da vivência da comunidade.Continue o belo trabalho de vocês.Avila

    ResponderExcluir
  5. O nosso rio Tocantins e um rio muito lindo e muito amado pelas pessoas de Marabá e de outro cidades que gosto das praias no verão, mas o tempo de inverno e uma loucura para algumas pessoas eu também passei por isso mas me mudei.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou Rayssa e gosto muito do rio Tocantins ele é amado pelas pessoas de Marabá.

    ResponderExcluir
  7. Seu João Brasil falou numa palestra sobre uma coisa muito importante que é a castanha do Pará.
    Nós gostamos muito dele porque ele nos ensinou muita coisa que nós não sabíamos.
    Nós achamos ele muito inteligente pôs ele viveu coisas muito interessante.

    ResponderExcluir
  8. Uma das coisas que mais gostei das palestra do joão Brasil foi quando ele explicou sobre os rios e como foi colocado o nome do rio Itacaiúnas, que foi os índios que deram esse nome para ele.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou Tainara e gosto da praia de marabá e as pessoas Tem orgulho de olhar pra nossa terra muito amada da gente e tanbém a nossa terra tem muito orgulho da gente.

    ResponderExcluir
  10. O nosso rio Tocantins é um rio muito bonito é muito lindo e admirado pelas pessoas de Maraba, é de outro pais maraba e cidade muito rico e muito maravilhos e muito interesante por que é muito deslumbrante. Parabens Maraba por esse lindo rio.

    ResponderExcluir
  11. oie...
    meu nome é matheus e gosto muito de morar
    aq em Marabá nao tenho vergonha de dizer q moro
    aq..."parabens Marabá"....

    ResponderExcluir
  12. Que bacana encontrar essa informação na internet!
    meus pais moravam em Marabá em 1980 e tiveram que mudar para outra cidade para eu nascer, pois a cidade ficou sob as águas.

    ResponderExcluir