sábado, 17 de abril de 2010

LENDAS


O NEGO D’ÁGUA

O negro d’água é um homem do tamanho de um menino, de cabeça e orelhas grandes que vive nas águas dos rios Itacaiúnas  e Tocantins.
Conta a lenda que uma mulher , no tempo da escravidão, ao ficar grávida e não querendo que seu filho fosse escravo, jogou dentro no rio Itacaiúnas, esse virou um menino aquático e goste de fazer travessuras de crianças  com pescadores e aventureiros. Mas também protege algumas pessoas de acidentes no rio. Por exemplo, quando um barco vira dentro do rio, ele salva as crianças e as mulheres, mas somente as bonitas, as feias ele deixa morrer, juntamente com os homens de quem ele não gosta muito.

 A BOIUNA

Certa vez havia uma mulher que os pais  eram muito pobres e severos. Um dia ela  descobriu que estava grávida  e resolveu esconder a barriga.
Quando ela sentiu as dores do parto,  mentiu  para os pais  dizendo  que ia lavar  roupa debaixo da ponte   do rio Pirucaba,   lá teve a criança   e como não podia  voltar para casa  com ela, jogou-a no rio.
Passaram-se uns tempos e a se transformou  em uma cobra grande,  de  tamanho incalculável  e feroz  que os pescadores  deram o nome Boiúna.  A cobra assustava os pescadores. Quando ela se mexia fazia grandes banzeiros que virava os barcos dos pescadores. Sempre uma mulher  aparecia nos sonhos  dos pescadores  pedindo para  desencanta-la,  dizia que para isso era preciso
jogar leite materno  na sua boca e cortar  a ponta do seu rabo. Prometia  que se um deles a desencantasse  ficaria rico para sempre . os prometia desencanta-la,
 mas quando viam o banzeiro que a cobra fazia ,  saiam correndo com muito medo.
Acontece que só se pode desencantá-la de  sete em sete anos.  Ainda hoje dizem os pescadores que  consegue ver a cobra grande, mas nunca ninguém conseguiu desencanta-la.


Martinta Pereira

Essa é uma das  lendas mais conhecidas de Marabá.
 Martinta Pereira é uma mulher, alta, de cabelos pretos e grandes que vai até o joelho e de roupas brancas e elegantes.  Gosta de andar sozinha à noite.
      
Diz a lenda que ela aparecia sempre  na rua da CELPA  na Marabá Pioneira.
Nesta época  não tinha energia elétrica e as ruas ficavam quase sem claridade .
 Quando ela aparecia altas horas da noite aos homens que vinham de festas e noitadas. Atraia os homens  que ficava impressionado com sua elegância  e passavam a persegui-la pelas ruas da cidade. Ela levava os homens até a igreja de São Félix de Valois, a mais antiga da cidade, e quando se aproximava da igreja ia crescendo cada vez mais até chegar a altura das mangueiras que existia por lá. Os homens também sentia que cresciam juntamente com ela. Assim que ela chegava bem em frente ao portão da igreja, desaparecia misteriosamente.
O homem que a seguia voltava para sua casa com medo e ao mesmo tempo decepcionado.
 Dizem que ainda hoje a Martinta Pereira aparece nas noites de lua cheia, dando assobios horripilantes. Ela pode  enfeitiçar as pessoas causando dores e doenças terríveis e inexplicáveis.
 Para descobrir quem é Martinta Pereira  é só a pessoa quando ouvir um desses assobio,  convidá-la a vir na sua casa pela manhã  tomar um  café. A primeira pessoa que  aparecer na sua casa pedindo café, um pedaço de fuma ou um cigarro bem cedinho é a Martinta Pereira.  Dizem que qualquer pessoa pode
 virar Martinta pereira, seja homem ou  mulher, basta que tenha tido relação  amorosa e sexual com alguém do laço de sangue. Tipo mãe e filho,  Pai e filha, irmão e irmã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário