terça-feira, 27 de outubro de 2009

Galpão de Arte de Marabá- GAM





Um lugar muito bonito que todos precisam conhecer é o GAM ( galpão de arte de Marabá)
O Galpão foi criado em 1997 e fica localizado na Velha Marabá.
No Galpão existe várias formas de artes e vários artistas expõe suas obras. Lá existem vários cursos, projetos e oficina e é muito visitado pelas escolas de Marabá, que vão para conhecer seus espaços, suas obras e saber mais sobre arte.
Os projetos que estão em andamento agora são: Rios e encantos, Ponta a Ponto, Diálogo púbico, Margem digita, ponto de leitura e Infocentro.
Conheça, visitando o endereço www.gamemrede.wordpress.com

Para entender melhor esse espaço de arte, veja o que diz a artista Deize Botelho( coordenadora)
“ O galpão de arte de Marabá é fruto de uma construção coletiva, onde artistas se encontram e reconhece o outro na busca da realização de um sonho”
Veja o vídeo com a fala do Botelho

domingo, 25 de outubro de 2009

Uma característica marcante de Marabá

As enchentes

O núcleo pioneiro de Marabá – a Velha Marabá, instalou-se na confluência dos rios Tocantins e Itacaúnas, área alegável a cada período chuvoso, o chamado inverno. A velha Marabá recebe ainda as águas da grota Criminosa que corta a Nova marabá e contribui para a formação da área alagada denominada varjão.
Desde os primeiros anos de instalação marabá foi afetada pelas as cheias dos rios que cercam: assim nos anos de 1926, 1947, 1957 e 1968, ocorreram enchentes lembradas até hoje pela população.
As que atingem marabá, embora não sejam violentas como em outras regiões (pois aqui os rios sobem lentamente, dando tempo a saída das pessoas). Causa vários transtornos e prejuízos, a mais afetada como sempre é a população pobre, que durante 3 ou 4 meses ficam em abrigos improvisados, perdendo muitas vezes seus meios de sobrevivência: os pescadores, carregadores e lavadeiras por exemplo, distanciam-se de seus locais de trabalho e não encontram meios de se manter.
Escola tem seu período letivo prejudicado, as casas ficam cobertas pela a água durante meses se estragam, nos quintais não é possível plantar coisa alguma, pois a cada ano a enchente destrói tudo.
A década de 70 sofreu diversas enchentes, o rio “tomou” a cidade em 1974, 1978 e 1979, sempre causando prejuízos ao comércio e a população em geral.
A enchente mais famosa foi a de 1980, considerada a maior da história de Marabá, o rio Tocantins passou do nível de 1.20m o mínimo que atinge no verão para 17.42m, ou seja, o nível subiu 16.22m.
Sabe-se que, quando a cota atinge os 12 metros, as partes mais baixas da cidade são atingidas pelas as águas.
A cheia de 1980 cobriu toda a cidade, atingindo a altura do teto do pavimento inferior do palacete Augusto Dias (Assembléia Legislativa, na praça Duque de Caxias).
Após cada enchente, as autoridades discutem sobre a necessidade de desativar a Velha Marabá. Porém sua importância econômica e tradição do centro histórico da cidade impedem que essa idéia ganhe corpo.

Pesquisa dos alunos: Luana, Sabrina, Mikelly e Eljakton - 6º ano D